A Linha de Garantia Diversifica Mais, lançada oficialmente, esta terça-feira, em Luanda, pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC), vai prestar uma atenção especial aos projectos liderados maioritariamente por mulheres, afirmou o Administrador para Área de Negócios, Eduardo Katalahary Mohamed.
Durante a apresentação da nova linha de garantia, a “Diversifica Mais”, que tem foco o Corredor do Lobito, Eduardo Mohamed esclareceu que o Fundo tem de atingir 371 projectos, dos quais 115 devem ser detidos ou direccionados a mulheres.
O Administrador destacou que o Banco Mundial desembolsou, recentemente, ao Fundo um montante de 48 milhões de dólares, dos 80 milhões previstos no âmbito da capitalização, tendo referido que o projecto abre duas sub-janelas, uma das quais prevê 25% do financiamento canalizado para projectos liderados por mulheres.
Eduardo Mohamed considerou que a capitalização, fruto das parcerias estratégicas e do apoio do Executivo, possibilitará o aumento da capacidade do FGC em oferecer garantias para empréstimos bancários e facilitar o acesso ao crédito para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).
O responsável avançou que o projecto “Diversifica Mais” surge num momento crucial para a economia angolana, onde a necessidade de estimular outros sectores produtivos é imperativa para garantir um crescimento económico sustentável e inclusivo.
“O Diversifica Mais é uma iniciativa liderada pelo Ministério do Planeamento, em função da visão estratégica do Executivo angolano de que não há crescimento económico sem a inclusão financeira”, afirmou o Administrador para Área de Negócios do FGC